Odilon Queiroz – Conheça um pouco de sua Jornada Empreendedora .

Odilon Queiroz

Tudo começou nos idos de 2009, quando o termo SEO ainda nem existia, mas a trajetória empreendedora de Odilon Queiroz dentro do marketing digital já tomava corpo e forma.

Não como a maioria começa hoje em dia, através de uma loja virtual, comercialização de artes e sites, ou venda por afiliados, mas com uma despretensiosa  prensa de canecas de porcelana. Algumas até notáveis, mas outras horríveis por falta do conhecimento de Designer Gráfico, e tudo na companhia de uma Moto 125cc. Assim nascia a primeira “Venda de canecas de porcelana personalizadas a domicílio”.

Mas qual a novidade nisso tudo? Naquela época já existiam na cidade inúmeras lojas de sublimação que prestavam este tipo de serviço, com venda de brindes personalizados. A novidade estava na entrega domiciliar. Além disso, eram recorrentes as reclamações dos clientes que enviavam a arte para personalizar suas canecas e após elas estarem prontas reclamavam ou não gostavam do resultado final. Foi aí que veio uma segunda inovação.

Além do curto prazo para entrega, Odilon Queiroz montava a arte das canecas digitalmente, e fazia uma apresentação inicial aos clientes de como ficaria a pós-produção das mesmas. Essa sua marca fidelizou muitos de seus clientes que acabavam realizando compras recorrentes e fazendo uma verdadeira coleção ao fim do mês.

Como as artes já eram criadas digital e previamente, veio mais uma atitude inovadora: Divulgar o trabalho, mostrar aos amigos e especialmente aqueles que visitam aleatoriamente as redes sociais, o trabalho artístico com as canecas, e não demorou muito para o resultado aparecer, para as vendas crescer, sair da rodinha de amigos e tomar corpo no mercado, se apresentando como um concorrente no mercado. Não dava para travar essa batalha sem armas, e como o negócio estava dando lucros crescentes, era preciso investir, iniciando com a capacitação dedicada às áreas de edição de imagens, vídeos e marketing digital.

Não perdeu o foco em seus estudos profissionalizantes, assim, ao tempo em que buscava sua graduação em Direito, dedicava-se ao estudo de marketing digital e, paralelamente, à preparação para concursos públicos. A parte comercial foi cada dia ficando mais esquecida, pois seu tempo, apesar de organizado, era cada vez mais reduzido, pois prioridades foram aparecendo. Nesse ínterim, surge mais uma oportunidade, a de desenvolver um trabalho extra na Câmara Municipal de João Pessoa, na condição de Assessor Parlamentar no gabinete da vereadora Eliza Virginia, com atividades voltadas à criação de matérias legislativas.

Foi preciso então escolher entre àquele trabalho crescente com canecas e as atividades de Assessor Parlamentar. Estava claro não daria conta dos dois trabalhos, pois envolviam não apenas o tempo de produção, mas tinham muitas nuances entre as atividades e o resultado final. Era um período de escolha, um divisor de águas. Com a escolha, Odilon Queiroz, ganhou mais tempo para seus estudos de marketing e ferramentas digitais, sendo logo aproveitado pela parlamentar, que tornou-se seu primeiro produto.    

Com o passar dos anos, e investimentos cada vez maiores na qualificação profissional, resultando no reconhecimento da qualidade de seus trabalhos, passou a assumir a a responsabilidade como Social Media. Com a divulgação do trabalho, a consequência foi inversa daquela comercial. Não corria atrás de clientes. Agora eram os clientes quem me procurava, e de diversas áreas, em especial da iniciativa privada.

No início, havia apenas páginas de facebook na carteira de clientes que procuravam uma posição de destaque sobre seus concorrentes. Não era uma tarefa fácil, pois naquela época só tínhamos o facebook, e era uma ferramenta que reinava único e absoluto como rede social suprema, e qualquer um que tentasse emplacar coisa nova no mercado tinha muitas dificuldades em seus posicionamentos já super nichados por outras páginas mais antigas.

Aquela qualificação do passado e o enfretamento cada vez mais difícil no facebook, fez com que Odilon Queiroz, buscasse alternativas para seus clientes e que produzissem resultados melhores. Apareceu então o instagam, e com o espírito de empreendedor evolutivo que o rodeava, não demorou muito para voltar os seus trabalhos para aquela plataforma que começou a ganhar notoriedade, e não demorou muito e para muitas das páginas do facebook migrarem para a então nova rede social, ou ainda começaram a utilizá-la como forma de impulsionamento das mesmas, devido ao número expressivo de impressões que eram geradas em seus perfis nos tempos dourados da rede social.

Por outro lado havia um mar de oportunidades no instagram, ainda não alcançadas, mas já despontava com suas inovações tecnológicas e de comunicação, evidenciando que era questão de tempo para se consolidar no mercado, e não demorava muito.

Odilon Queiroz passou a adotar uma estratégia simples nos instagrans de seus clientes, conseguindo obter seus primeiros cases de sucesso como social media, pois descobriu que era muito fácil pontuar no instagram, tendo alcances relevantes, e fazendo a entrega do que prometia ao cliente.

Basicamente duas regras gerais eram aplicadas:
a) Aumento de seguidores ;
b)Usar hashtags corretamente.

Além de parecer fácil (porque era fácil mesmo), ainda havia ferramentas facilitadoras como:

PostGrain: Até hoje existe e basicamente serve para agendamento de postagens feed, stories, colocação de tags e compartilhamento de tudo automaticamente para facebook e twitter.

StimSocial: Um robô, que basicamente entendia os interesses dos clientes e gerava interações automáticas em outros perfis do mesmo interesse/nicho (seguia, curtia, escrevia comentava) de maneira automática.

LeeTags: Que fazia a seleção das melhores hashtags para sua postagem em apenas um clique.

Todas essas ferramentas eram utilizadas e o resultado era que, basicamente, cada uma das pessoas que trabalhavam juntamente com Odilon Queiroz , em sua agência, respondiam pela administração de 30-50 perfis, e conseguiam fazer o trabalho com maestria.

Especialização em SEO

Com as automatizações das redes sociais, o mercado de Social Media perdeu muita força. Basicamente a cada esquina existia uma agência nesse ramo. Com sua veia empreendedora Odilon Queiroz percebeu que havia chegado a hora de sua agência tomar um novo rumo.

Odilon Queiroz formou-se também em Jornalismo Virtual quando teve seu primeiro contato com o SEO, gerando interesse na área, o que motivou sua capacitação e a busca por aprendizado, verificando, naquele momento, a ausência de profissionais capacitados em sua região. Foi assim que decidiu então mudar seu modo e área de atuação, passando a mirar em três áreas específicas:

  • O SEO Político; aplicados a agentes e entes da vida pública.
  • O SEO do Terceiro Setor; aplicado as Organizações sociais.
  • O SEO de Esportes; aplicado à portais de notícias e casas de apostas.

Após reunir outros profissionais da área, como a especialista em SEO de Conteúdo, Erika Barros, sua agência foi reconfigurada e transformou-se na Team Seo Plus, a primeira agência de SEO em João Pessoa, que vem ao longo dos anos, trabalhando e ajudando empresas ambiciosas a gerarem mais lucros, impulsionando o tráfego na web de OSs (Organizações Sociais) para captarem mais recursos, e conectando agentes políticos ao seu eleitorado.

Atuação da Team SEO plus

SEO Político

Surpreendentemente, as primeiras demandas por posicionamento no Google, não eram oriundas de empresas do setor privado, mas do setor público. Pelo fato de Odilon Queiroz já transitar nas casas legislativas, os primeiros parlamentares que surgiram, eram agentes públicos que já performavam bem em suas redes sociais, ou que estavam iniciando suas campanhas de divulgação nas mesmas, e buscavam agora um ranqueamento a todo custo nos índices de busca do google, em palavras-chaves e termos que conectassem suas ideologias às de seus eleitorados.

Uma tarefa difícil, pois muitas vezes era necessário gastar horas de estudos para entender a vida parlamentar do indivíduo para montar a Persona, bem como montar uma estratégia de marketing de conteúdo que muitas vezes ia de encontro com suas convicções pessoais. Sem falar que no começo havia escassez de materiais ou recursos de pesquisa a respeito de como se trabalhar o marketing eleitoral e conseguir os resultados almejados. Basicamente o que Odilon Queiroz tinha à sua disposição era estudar os algoritmos do google através de artigos estrangeiros, realizar um bom Benchmarking de cases de sucesso, experimentação da estratégia concorrente, posteriormente sua aplicação e otimização nos sites de nossos parceiros e clientes.

Se funcionava? Sim!  Contudo ao passar do tempo o Google passou a exigir cada vez mais sobre o conteúdo indexado em seu índice de buscas.

Com a formação do Team Seo Plus , houve um aprimoramento de técnicas para o SEO Político, fazendo com que a agência assumisse uma posição vantajosa no mercado,  dada a vasta influência de Odilon Queiroz no poder público e conhecedor que era de cada perfil e estratégias políticas.

Mesmo priorizando e atendendo a obrigação legal de dar publicidade e transparência dos atos das instituições públicas e de seus agentes, a exigência de que as informações administrativas e legislativas estivessem à disposição do cidadão de forma rápida e simples, motivou não ficar limitado aos trabalhos nos períodos dos pleitos e/ou aos órgãos legislativos, estendendo o trabalho, com essa mesma visão, para os demais poderes e órgãos da administração pública direta e indireta assumindo papéis relevantes como braços de suas transparências .

Seo Terceiro setor

Odilon Queiroz vislumbrou então uma nova oportunidade. Ele percebeu que pouco se explorava o marketing dentro das organizações sociais, e decidiu que a agência não poderia poupar esforços para trabalhar próximo as atividades do Terceiro Setor, ou seja, a sociedade civil organizada, correspondente a ONGs (organizações não-governamentais), OSIPs (organizações de interesses públicos) e derivados, que prestam serviço público a sociedade em geral de forma independente sem o vínculo direto com o poder público.

Antes de mais nada, notou que havia uma deficiência profissional nesta que iria desde a dificuldade das organizações sociais em captação de recursos públicos nas suas campanhas pela internet, à falta de profissionalismo no gerenciamento da publicidade e transparência inerentes as suas atividades.

“Faça o bem sem olhar a quem”. Essa frase não existe quando se está tratando de dinheiro público.

As Organizações Sociais são geridas, boa parte, por recursos públicos, logo são obrigadas a publicizarem seus atos, Odilon Queiroz , não obstante o marketing para ongs torna-se obrigatório e exigidos inclusive em editais.

O SEO no Terceiro Setor torna-se parte essencial para essa construção, pois o que muitos não sabem é que existe um incentivo do Google para Ongs, em um de seus programas chamado de Google Ad Grants, que garantem um ganho de bônus mensal no Google Ads de $10.000,00 (Dez mil dólares) que servem exclusivamente para as mesmas anunciarem suas atividades e captarem recursos reais, contudo para se ter acesso a essa bonificação o site de uma ONG precisa estar impecável com seu SEO. Do técnico ao conteúdo.

Seo para esportes

Talvez este seguimento tenha sido o mais difícil para o acesso de Odilon Queiroz.
O nicho de esportes é um dos mais concorridos da internet, qualquer projeto que se inicie hoje terá vários problemas de se consolidar e se posicionar no Google.

Contudo, como agência Team Seo Plus, a ascensão nessa área tem se mostrado sempre crescente, especialmente pelo investimento na indústria eSports que vem crescendo ao logo dos anos em relação ao lucro, audiência e empregabilidade. Os esportes eletrônicos vêm ganhando uma dimensão cada vez maior, com isso, consequentemente, aumentando em ritmo acelerado a concorrência e disputas por palavras-chaves dentro das SERPs do Google , porém quando foi montado seu primeiro case mais uma vez foi detectado esse excelente nicho de entrada no mercado, explorara dentro do SEO para esportes, o SEO local.

Havia mais uma lacuna gigante de portais de notícias estaduais que não davam a menor importância para esse seguimento, e ao abordar de maneira regionalizada a temática, conseguiram adentrar com força total.

Em menos de um ano a agência iniciou um projeto embrionário, encabeçado por Odilon Queiroz , que já estava pontuando como referência estadual no quesito de esportes eletrônicos o que nos trouxe uma autoridade gigantesca em pouco tempo. Do case, saíram campeonatos presenciais de eSportes, criação de federação de desporto eletrônico, termos de parcerias com o poder público, colunas em portais de renome no estado.

Pela notoriedade neste setor, foram atraídas plataformas de apostas de renomes para a carteira de clientes da empresa como a Vai de Bet e a Betpix365 .